Você sabe como um trem faz curva? Entenda

Você sabe como um trem faz curva? Entenda

Os trens deslocam-se sobre trilhos, barras metálicas paralelas que compõem a via e são fixados em dormentes de madeira ou concreto para sustentar e manter sua posição.

Os trens deslocam-se sobre trilhos, barras metálicas paralelas que compõem a via e são fixados em dormentes de madeira ou concreto para sustentar e manter sua posição.

Eles possuem rodas que se encaixam nos trilhos, chamadas de rodeiros, que permitem que o trem se desloque com estabilidade e segurança.

Eles possuem rodas que se encaixam nos trilhos, chamadas de rodeiros, que permitem que o trem se desloque com estabilidade e segurança.

Como um trem curva em trilhos retos? A resposta reside no perfil cônico dos rodeiros e nos trilhos. Os rodeiros, mais largos externamente e estreitos internamente, geram um diâmetro maior externo.

Como um trem curva em trilhos retos? A resposta reside no perfil cônico dos rodeiros e nos trilhos. Os rodeiros, mais largos externamente e estreitos internamente, geram um diâmetro maior externo.

Os trilhos possuem superelevação, diferença de altura entre o trilho interno e externo da curva, inclinando o trem levemente para fora da curva.

Os trilhos possuem superelevação, diferença de altura entre o trilho interno e externo da curva, inclinando o trem levemente para fora da curva.

Na curva, o rodeiro externo da roda contata o topo do trilho externo, enquanto o interno toca a base do trilho interno. O rodeiro externo, com diâmetro maior, percorre uma distância maior.

Na curva, o rodeiro externo da roda contata o topo do trilho externo, enquanto o interno toca a base do trilho interno. O rodeiro externo, com diâmetro maior, percorre uma distância maior.

Isso provoca a rotação da roda em torno do eixo de rolamento, próximo ao rodeiro interno, permitindo que o trem siga a curva dos trilhos sem sair da via ou descarrilar.

Isso provoca a rotação da roda em torno do eixo de rolamento, próximo ao rodeiro interno, permitindo que o trem siga a curva dos trilhos sem sair da via ou descarrilar.

A velocidade do trem afeta sua capacidade de curvar. Em altas velocidades, a força centrífuga pode superar a centrípeta, que mantém o trem na curva.

A velocidade do trem afeta sua capacidade de curvar. Em altas velocidades, a força centrífuga pode superar a centrípeta, que mantém o trem na curva.

Nesse caso, o trem pode sair da via ou tombar. Por isso, os trens têm limites de velocidade para cada tipo de curva, que devem ser respeitados pelos maquinistas.

Nesse caso, o trem pode sair da via ou tombar. Por isso, os trens têm limites de velocidade para cada tipo de curva, que devem ser respeitados pelos maquinistas.

Trens modernos estão equipados com sistemas de controle e segurança que monitoram velocidade e posição, capazes de acionar freios automaticamente em emergências.

Trens modernos estão equipados com sistemas de controle e segurança que monitoram velocidade e posição, capazes de acionar freios automaticamente em emergências.