Você já se perguntou como seria viajar de metrô em lugares onde os trilhos não são tão comuns? Neste artigo, vamos explorar alguns dos metrôs mais incomuns do mundo, que oferecem experiências únicas aos seus passageiros.
O metrô aquático de Veneza
Veneza é uma cidade famosa por seus canais e gôndolas, mas você sabia que ela também tem um sistema de transporte público aquático? Chamado de Vaporetto, esse metrô é composto por barcos que circulam por diversas rotas pelos canais da cidade, levando os moradores e turistas aos principais pontos de interesse.
O Vaporetto funciona todos os dias, das 6h à meia-noite, e tem tarifas variadas de acordo com o tempo e o destino da viagem. Uma das rotas mais populares é a que percorre o Grande Canal, passando por monumentos como a Ponte Rialto e a Basílica de São Marcos.
O funicular de Los Angeles
Los Angeles é uma cidade conhecida por seu trânsito intenso e sua dependência de carros, mas ela também tem uma opção de transporte público mais sustentável e charmosa: o funicular. Um funicular é um tipo de trem que sobe e desce ladeiras usando cabos e contrapesos.
Em Los Angeles, existem dois funiculares históricos que ainda estão em operação: o Angels Flight e o Mount Lowe Railway. O Angels Flight é o menor funicular do mundo, com apenas 91 metros de extensão, e liga o centro da cidade ao bairro de Bunker Hill. O Mount Lowe Railway é um funicular desativado que levava os visitantes ao topo da montanha San Gabriel, onde havia um observatório e um hotel. Hoje, é possível fazer uma trilha pelo antigo trajeto do funicular e apreciar a vista da cidade.
O metrô suspenso de Wuppertal
Wuppertal é uma cidade alemã que tem um dos sistemas de metrô mais curiosos do mundo: o Schwebebahn, ou metrô suspenso. Esse metrô consiste em vagões que pendem de uma estrutura metálica elevada, que acompanha o curso do rio Wupper.
O Schwebebahn foi inaugurado em 1901 e é considerado um dos primeiros sistemas de transporte público elétrico do mundo. Ele tem 13,3 quilômetros de extensão e 20 estações, e transporta cerca de 80 mil pessoas por dia. Além de ser um meio de transporte eficiente e ecológico, o Schwebebahn também é uma atração turística, pois permite aos passageiros terem uma vista panorâmica da cidade e do rio.